segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sobre o sábado europeu



Neste último sábado tivemos o prazer futebolístico de assistir a dois clássicos em terras européias. Na Inglaterra, o milionário Davi (Manchester City) bateu o não menos milionário Golias (Manchester United). Na Espanha, Real Madrid e Barcelona fizeram o primeiro, da série de quatro, clássico dos clássicos.

CITY X UNITED
Jogando no mítico e renovado estádio de Wembley - Londres, os times de Manchester decidiram uma vaga na final da Copa da Inglaterra.
Mostrando que o "peso da camisa" tem poder, os Red Devils jogaram os primeiros 30 min como se estivessem no Old Trafford, chamado "Teatro dos Sonhos", e só não fizeram 2x0 pela má pontaria do artilheiro do campeonato inglês, Berbatov, que desperdiçou gols incríveis. A partir dai a história mudou e o time da Blue Moon passou a dominar, embora sem marcar, até o fim do 1o tempo.
Na 2a etapa veio o gol da classificação, marcado por Yaya Toure aos 7 min, e o jogo não teve mais novidades até seu final.
Agora o Manchester City vai enfrentar o Stoke City na final da Copa da Inglaterra. O Stoke goleou neste domingo o Bolton por 5 a 0 e garantiu pela primeira vez na história uma vaga na decisão da competição.

REAL MADRID X BARCELONA
O chamado "clássico dos clássicos" teve como novidade o forte esquema de marcação montado por Mourinho, que reduziu as incontáveis chances de gol que o time de Messi e Cia costumam criar em seus jogos. Congestionando sua própria intermediária o técnico português não impediu a constante troca de passes do Barça (chegou a ter 74% de posse de bola), mas tornou esse domínio infértil em termos de oportunidades de gol, especialmente no 1o tempo que terminou 0x0.
Na segunda etapa o esquema quase ruiu por completo depois da falha de Albiol que resultou em pênalti sobre Villa e expulsão do defensor do Madrid. Messi cobrou e converteu, Barça 1x0.
Tudo indicava que o Barça ampliaria a vantagem, ledo engano. O Real partiu para cima, mais com o coração do que com a técnica e a tática, e conseguiu o empate em novo pênalti (inexistente em nossa opinião, mas discutível) protagonizado por dois laterais da seleção brasileira, Daniel Alves em Marcelo.
Cristiano Ronaldo, que nesta partida só apareceu em cobranças de faltas, bateu e selou o empate.

O resultado deste jogo serviu para consolidar a enorme vantagem do Barça no campeonato espanhol, o time azul grená praticamente conquistou o título desta temporada.
Nesta próxima quarta-feira teremos o segundo jogo, dos quatro, entre os dois times. Desta vez vale a Copa da Espanha, em partida única realizada em Valência.

Nenhum comentário: