sábado, 10 de julho de 2010

SELEÇÃO HOLANDESA

HOLANDA
.
Conhecida como "Laranja Mecânica", nos tempos de internet a seleção holandesa talvez fosse mais bem qualificada como "Laranja Digital".
.
Duas vezes vice-campeã, os "Oranges" chegam a sua terceira decisão de Copa com a pretensão de finalmente conquistarem um título.
.
.Desde 1974 quando assombrou o mundo com o "Carrossel Holandês" de Neeskens, Van Hanegem, Rep, Rensenbrink e, principalmente, Cruyff, a Laranja aguarda receber a taça no alto do pódio. O fantasma daquele ano foram os alemães, campeões jogando a final em sua casa.
.
Em 1978, sem o brilho e sem Cruyff, a Laranja alcançou a final e novamente foi derrotada por uma seleção que jogava em seus domínios, os argentinos.
.
Na Copa de 1994 a Laranja caiu nas quartas de final para o Brasil [que seria campeão], quatro anos depois perdeu a semifinal novamente para seleção brasileira, desta vez nos pênaltis [Vai que é tua Taffarel!].
Nesta Copa africana os holandeses já tiveram sua revanche ao tirar o Brasil nas quartas.
.
Com um dos melhores goleiros desta Copa, teve apenas uma pequena falha na semifinal contra os uruguaios, e uma defesa alta, mas pesada, a Laranja conta com dois craques que têm desequilibrado as decisões a seu favor: Robben e, especialmente, Sneijder.
Se não existe mais o "Carrossel" de Cruyff, na era digital pode estar nascendo o "Roteador" de Seijder.
.
Os Oranges chegam à final deste domingo contra a Espanha com uma campanha fantástica, seis jogos e seis vitórias [a última seleção que venceu uma Copa ganhando todos os jogos foi a brasileira de 1970], caso conquistem o título com mais uma vitória poderão merecer o apelido desta nova era:
.
"A LARANJA 7.0"

Nenhum comentário: