segunda-feira, 5 de julho de 2010
Madame Yolanda x Dona Celeste
.
Ninguém sabe bem como a história começou, dizem que foi o pessoal da rua dos ingleses que criou a moda, mas o fato é que desde 1930, de quatro em quatro anos, nosso bairro promove um tradicional Concurso de Tortas, sempre no começo do inverno.
.
O primeiro concurso foi realizado na casa da bisavó de Dona Celeste, o bairro tinha ainda poucas famílias e a anfitriã foi a ganhadora com sua deliciosa Torta Chaja. Orgulhosos, a família Celeste com o bisavô seu Olímpio na frente, deu uma volta entorno do bairro para comemorar a conquista. Criou-se ai mais uma tradição, a comemoração com a volta olímpica pelos quatro cantos do bairro.
.
Nos dois concursos seguintes, 1934 e 1938, a bisavó da família Muzzarela, Dona Pizza, venceu com sua torta de massa fina coberta com queijos e temperos. Até hoje está torta faz muito sucesso no bairro, embora com o tempo tenha ganhado novos ingredientes.
.
Durante a segunda grande guerra mundial, por sermos um bairro de imigrantes de diversas nacionalidades, os concursos de torta foram suspensos.
.
Passada a guerra, em 1950, minha família, os Pachecos, decidiu promover o retorno do concurso em nossa casa. Minha avó era uma cozinheira de "mão cheia", misturava ingredientes africanos com temperos europeus e fazia, de forma artesanal, uma torta que era um espetáculo. Desde este concurso a torta de nossa família ficou conhecida como a "Torta-Arte".
Porém, convencidos que estávamos de nossa primeira vitória familiar, promovemos uma festa regada a muita caipirinha na véspera da torta final. Vovó bebeu um pouco demais e a massa da última torta não cresceu. O resultado foi que a avó de Dona Celeste acabou vencendo a final do concurso com sua "Torta Varela", e teve outra volta olímpica pelo bairro.
Nossa família ficou muito triste e nunca se esqueceu daquele concurso. Apelidamos de "Tortazzo", devido ao estado que minha avó ficou.
Acho que também lançamos uma praga na família da Dona Celeste, porque depois disso nem a avó nem a mãe dela conseguiram ganhar o concurso de tortas.
.
Em 1954 a família Fritz ganhou o concurso com a "Torta de Salsichão", em 1958 e 1962 nossa família ganhou com a "Perna Torta", que tinha um ingrediente que é considerado até hoje o melhor do mundo, e em 1966 uma família da rua dos ingleses foi a vencedora.
Em 1970 nós, os Pachecos, ganhamos de novo e foi a última vez que usamos aquele ingrediente considerado até hoje o mais saboroso do mundo. O pessoal aqui do bairro fala que aquela torta foi a melhor de todos os tempos.
.
Em 1974, mudou aqui para o bairro a família da Madame Yolanda. Eles foram convidados para o concurso e quase venceram. A mãe da Madame Yolanda trouxe umas maquinas engraçadas da Europa, tinha uma que parecia um moinho de vento que ela usava para bater a massa da torta e tinha outra que girava como um carrossel para ela descascar as laranjas.
A família da Madame Yolanda revolucionou o jeito de fazer tortas aqui no bairro, mas no final foi a família Fritz que ganhou.
.
Em 1978, a mãe da Madame Yolanda ficou em segundo lugar de novo, mas na minha família ninguém gosta de falar daquele concurso. Ele foi realizado na casa de um tal de Videla, que diziam que batia nos filhos e abusava da família, graças a Deus ele foi preso uns anos depois.
Até hoje as mães daquela família, os Hermanos, se reúnem em uma praça aqui do bairro, todo o mês de maio, para lembrarem-se dos seus filhos que aquele velho safado sacaneou.
.
Para não encompridar demais a história dos Concursos das Tortas, até esse ano a família Pacheco venceu mais duas vezes [1994 e 2002], a família Muzzarela venceu mais duas vezes [1982 e 2006], a família Fritz venceu mais uma [1990], a família Hermanos também [1986] e a família Bonaparte venceu pela primeira e única vez em 1998.
.
Nesse ano, a Dona Celeste voltou a fazer uma torta bem legal e vai disputar amanhã com a Madame Yolanda que torta se classifica para o dia final do concurso. Depois de amanhã, a mãe da família Fritz vai levar sua torta para disputar com uma família que é nova no concurso aqui do bairro, os Esperanzas. Domingo que vem acaba o concurso deste ano, com a disputa das duas melhores tortas.
.
Na terça eu vou torcer pela Dona Celeste. Eu gosto da Madame Yolanda também, mas a família Celeste mora mais pertinho da minha casa.
Na quarta eu acho que a torta da família Fritz vai ganhar, mas dizem que o recheio da torta da família Esperanza é melhor. Vamos ter que provar para saber.
.
Daqui a quatro anos o Concurso da Torta vai ser aqui em casa, a família Pacheco vai ter que trabalhar muito para por nossa cozinha em ordem, mas vai ser legal receber todas as outras famílias.
Não sei ainda quem vai preparar a nossa torta em 2014, mas terá que ficar no ponto.
Meu negócio não é na cozinha, eu vou ficar esperando a nossa vitória ali do lado, na COPA.
Um grande abraço para todos vocês, nos veremos lá.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Estou com a D. Celeste e não abro!
Quarta pretendo comemorar a vitória da D. Esperanza, na cantina desta família, no Bixiga!
Bjs.
Postar um comentário